Vamos debater a violência em Alagoas?!

O PSTU/AL realizará na sexta-feira (14) um debate sobre “O programa da esquerda para combater a violência em Alagoas”. O evento acontecerá às 18 horas, no auditório do Sindipetro, que fica na Rua do Imperador, no Centro de Maceió, e contará com a participação do PSTU, do PCB e do PSOL.
Segundo o Mapa da violência de 2013, Alagoas teve nos últimos dez anos um aumento de 248,5% no número de assassinatos. Enquanto em 2000 o número de óbitos foi de 495, chegamos em 2010 com o número de óbitos em absurdos 1.725. Em dez anos, saltamos da 9º posição em número de mortes por assassinato para a primeira colocação no ranking. O número de óbitos por armas de fogo foi de 252 em 2000 e 881 em 2010. Alagoas triplicou sua taxa de óbitos por assassinatos nos últimos dez anos!
Acreditamos que estes dados são, na verdade, a expressão do que o capitalismo faz com as vidas dos seres humanos. Hoje estamos falando de Alagoas, mas ontem estivemos falando do Maranhão, de São Paulo, do Rio de Janeiro. A violência urbana atinge todas as capitais do país.
Para tentar resolver esta situação, o governo federal (PT), em parceria com o governo estadual (PSDB), implementou o “Brasil mais seguro”, que teve Alagoas como “cobaia”. Trata-se de um plano federal que visa combater os índices de violência no Brasil inteiro. Porém, ele não vai além do padrão no combate à violência: mais policiamento, mais encarceramento, mais repressão ao povo pobre.
Para nós do PSTU, para combater a violência é preciso explicar pacientemente que a violência é fruto do capitalismo e das desigualdades sociais a que está submetida à classe trabalhadora e os negros do Estado. Além de apresentar um programa revolucionário para a questão da violência que inclua: o fim da PM, construção de uma nova polícia eleita pela população com mandatos revogáveis; outra política de drogas, defendendo a sua completa descriminalização sob controle estatal.

Um comentário:

  1. Companheiros, se puderem, curtam a nossa fan page no fecebook:

    https://www.facebook.com/pages/PSTU-Limoeiro-do-Norte-CE/221434434654509

    Não esqueçam de passar o mouse sobre “CURTIR” e optar por RECEBER NOTIFICAÇÕES. Só assim receberão todas as atualizações.

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir