Lançamento do Livro Nem socialismo, nem classe trabalhadora: o PT das origens aos dias atuais, de Juary Chagas na Ufal.


No dia 28 de maio, no auditório da biblioteca central da ufal, às 19h, a livraria Manoel de Assis e o PSTU Alagoas realizaram o lançamento do livro Nem Socialismo, nem classe trabalhadora: o PT das origens aos dias atuais, de Juary Chagas. Na mesa esteve presente o autor do livro (membro do Instituto Latino-Americano de Estudos Sócio-Econômicos - ILAESE, bacharel em direito e mestre em Serviço Social), o professor doutor Sergio Lessa e o operário petroquímico e presidente do Pstu Alagoas, Paulo Bob.

Sob a presença de um público bem diversificado entre professores, estudantes, simpatizantes e militantes de movimentos sociais, Paulo Bob falou de como o lançamento do livro de Juary representa um marco para se entender a degeneração de um partido que se originou no e dos anseios da classe trabalhadora.

Já Sergio Lessa pontou que o livro de Juary representa, em primeiro lugar, o renascimento do marxismo revolucionário no país por parte de uma geração que nem viveu o stalinismo, nem viveu a social democracia, nem viveu a ditadura, e que, portanto, não tem nenhuma ilusão ou fetiche com a democracia burguesa. Em segundo lugar por que o livro é a melhor reconstituição até hoje da degeneração em que se transformou o PT. “Não há nenhum levantamento, nenhuma exposição organizada melhor do que a de Juary sobre essa questão: como é que o PT foi se degenerando ao logo de todos esses anos.” Afirmou Sergio.

O lançamento do livro em Alagoas aconteceu em um cenário de crise econômico-social nacional e acima de tudo de uma forte crise política que atinge profundamente o governo do PT. Para tentar encontrar uma saída para a crise o governo do PT vem implementando um duro plano de ajuste fiscal que atinge diretamente os direitos historicamente constituído dos trabalhadores . Como um partido que conseguiu organizar a classe trabalhadora brasileira e que chamou a atenção do mundo inteiro com suas mobilizações na década de 1980 se transformou no partido que estamos vendo hoje, em um partido que ataca os direitos dos trabalhadores?

Foi com o objetivo de tentar apontar uma resposta a essa pergunta que Juary escreveu seu livro Nem socialismo, nem classe trabalhadora: o PT das origens aos dias atuais.


Assista ao vídeo completo da mesa de lançamento do livro no link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário